Remédios caseiros para piolhos

Com o regresso às aulas e o contacto próximo entre crianças durante as brincadeiras, é frequente surgirem os chamados “surtos de piolhos” nas escolas e jardins de infância. É nessa altura que muitos pais se perguntam como resolver o assunto e quais os melhores produtos. Se procura alternativas mais naturais aos remédios e champôs vendidos nas farmácias, está no sítio certo. Eis aqui alguns remédios caseiros para piolhos.

Chá de Arruda

À venda em qualquer loja de produtos naturais, o chá de arruda é um ótimo remédio para matar piolhos. Prepare 20g de arruda para cada litro de água. Aplique morno sobre todo o cabelo, cubra com uma touca e deixe atuar durante 30 minutos. Lave de seguida com o champô habitual.

Vinagre

Sim, o tradicional vinagre usado na cozinha é um ótimo aliado para eliminar de vez os piolhos e lêndeas. Misture água e vinagre em porções iguais num recipiente com borrifador e borrife o cabelo da criança na totalidade. Coloque uma touca e deixa atuar durante 30 minutos, lavando de seguida com o champô habitual. A acidez do vinagre mata os piolhos e lêndeas. O cheiro desta solução não é agradável, mas desaparece com a lavagem. Esta solução não é recomendada para couros cabeludos sensíveis ou irritados pois pode causar ardor.

Máscara caseira para piolhos

Misture meio litro de leite, duas garrafas de cerveja, três ovos, duas colheres de sopa de vinagre e o sumo de dois limões. Depois de bem misturado, aplique a mistura sobre os cabelos secos e todo o couro cabeludo. Deixe a mistura atuar durante meia hora enrolando uma tolha na cabeça para que a mistura tenha mais efeito. Finalizado o tempo, lave bem toda a cabeça, repetindo outra camada de champô, se for necessário.

Óleos essenciais

Embora seja um remédio que exige mais produtos e de preparação mais difícil, é igualmente eficaz. Misture numa tigela 30ml de azeite, 10 gotas de óleo essencial de alecrim e 10 gotas de óleo essencial de alfazema. Misture bem, passe por todo o cabelo, esfregando bem o couro cabeludo. Cubra com uma touca e deixe atuar durante uma hora. Leve bem o cabelo, de preferência com champô para cabelos oleosos. Este remédio é ideal apenas para cabelos secos ou normais, pois em cabelos já por si oleosos, os óleos essenciais e o azeite não são recomendados.

Como eliminar os piolhos definitivamente?

Os remédios caseiros para piolhos apresentados matam os piolhos, mas regra geral não os eliminam do cabelo. Depois da aplicação dos remédios caseiros e da lavagem que se segue, há que pentear bem os cabelos com um pente fino. Para potenciar a ação do pente, coloque uma linha em ziguezague entre os dentes de uma ponta à outra do pente e passe por todo o cabelo. Os piolhos e lêndeas ficam agarrados à linha, tornando esta técnica mais eficaz. Depois de os eliminar, seque o cabelo com o secador na temperatura máxima. Os piolhos preferem a humidade e não se dão bem com temperaturas elevadas, por isso este passo é importante para garantir que estes visitantes tão indesejados são realmente eliminados.

Lavar bem lençóis e fronhas

A lavagem da roupa de cama é essencial para garantir que as lêndeas eventualmente presentes na cama são eliminadas, de forma a que não aconteça nova infestação. Lave a roupa a temperaturas elevadas e passe-a a ferro. Para resultados ótimos passe as fronhas já com a almofada. Outra opção é colocar fronhas e almofadas no secador de roupa. O importante é fazer um tratamento a altas temperaturas de forma a garantir que piolhos e lêndeas não sobrevivem.

Além das roupas, os brinquedos devem ser alvo de especial atenção. Os brinquedos que não podem ser lavados como os de trapo (um brinquedo de peluche, por exemplo) devem ser introduzidos dentro de um saco de plastico e colocados no congelador durante 48 horas.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server