Tratamento caseiro para a queda do cabelo

São várias as causas que levam à queda do cabelo, desde factores hormonais, genéticos, toma de certos medicamentos, enfraquecimento do sistema imunológico. Também o nosso modo de vida e a alimentação contribuem para este problema. No entanto, não é motivo para alarme quando existam cabelos a mais do que o habitual na escova de cabelo, pois apenas uma perda de mais de 100 fios de cabelos por dia, é considerada uma perda de cabelo grave.

O cabelo cai todos os dias, porque novos cabelos crescem, empurrando o cabelo morto para fora, para poder crescer os novos. Isto é completamente normal, porque o cabelo renova-se em intervalos regulares – assim como a nossa pele, e todas as outras células do corpo. Desta forma, a perda de cabelo é um ciclo natural. Há uma infinidade de produtos no mercado contra a queda do cabelo. Mas também há remédios caseiros ​​que podem ser usados para tratar a queda de cabelo.

Urtiga contra a queda do cabelo

A urtiga é uma planta muito recomendada pela medicina natural para acelerar o crescimento do cabelo. A urtiga pode ser usada de várias formas contra a queda do cabelo. Pode ser bebida em chá, ou como um tónico capilar, para estimular crescimento do cabelo.

A urtiga é muito nutritiva e rica em substâncias vitais, fornecendo uma dose extra de silício, um mineral que fortalece o cabelo, e muitos outros fitoquímicos, por isso além do chá, com ela também se pode preparar um sopa de urtiga muito saudável:

Ingredientes para a sopa de urtiga

  • 2 chávenas de rebentos de urtiga
  • 2 batatas descascadas e cortadas
  • 1 cenoura cortada em pedaços
  • 1 cebola pequena picada

Cozer todos os legumes juntos em água até as batatas estarem macias, em seguida, reduzir a puré, temperar a gosto e comer. Quem não tem urtigas frescas, pode também utilizar o pó da folha de urtiga, que encontra em lojas de produtos naturais. Este pode ser misturado em batidos, sumos e smoothies.

Loção de urtiga

Cozinhe 200 g de raízes de urtiga em meio litro de vinagre e um litro de água durante meia hora. Deixe arrefecer e faça três vezes por semana, massagens no couro cabeludo com esta loção de urtiga.

Pode ainda ver um shampoo e uma loção caseiras para a queda do cabelo.

Tónico de cebola

Corte uma cebola grande em pedaços pequenos, coloque num frasco e adicione 100 ml de álcool, feche com tampa de rosca e deixe ficar em maceração durante duas semanas. Ao cabo de este tempo, coe e junte dois copos de água. Faça massagens com este tónico no couro cabeludo todos os dias

Loção capilar à base de plantas para a queda do cabelo

Três plantas medicinais tradicionalmente muito usadas pela medicina natural para a perda de cabelo, são a erva buxo, as bagas de zimbro e ramos, a capuchinha (cincochagas) e a sálvia. Com esta mistura de plantas preparara-se um tónico para combater a queda de cabelo.

Colocar 50 gramas de uma destas plantas medicinais (as plantas são cortadas e as bagas devem ser esmagadas), em meio litro de água fria, depois de levantar fervura, deve continuar no fogo em lume brando durante 15 minutos e tapado. Ao fim de este tempo, coar, deixar arrefecer e fazer massagens com este tónico capilar à base de plantas, ao menos uma vez por dia no couro cabeludo. Esta loção capilar deve ser guardada no frigorifico e preparada a cada três dias.

Alecrim para estimular o crescimento do cabelo

O óleo essencial de alecrim, ajuda no crescimento de novos cabelos. Isto porque estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e aumenta a absorção de nutrientes, o que vai reforçar os folículos pilosos.

Basta misturar seis gotas de óleo essencial de alecrim com uma colher de chá de um óleo neutro (por exemplo, azeite de oliva, ou óleo de amêndoas…). Fazer massagens em movimentos circulares no couro cabeludo e deixar atuar durante algumas horas. Por fim, lavar o cabelo normalmente para retirar a gordura e a sujidade.

Gengibre contra a queda do cabelo

Na medicina tradicional chinesa, o gengibre é muito usado contra a queda de cabelo. O Gengibre estimula o fluxo de sangue no couro cabeludo, fazendo com que mais sangue chegue aos folículos pilosos e, assim, o crescimento do cabelo novo é estimulado.

 Óleo de gengibre

Fazer massagens no couro cabeludo, diariamente com óleo de gengibre, estimula o crescimento do cabelo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • 3 colheres de sopa de óleo de jojoba ou azeite extra virgem

Preparação e aplicação:

Misture os dois ingredientes e depois aplique no couro cabeludo fazendo massagens suaves em movimentos circulares, Deixar atuar aproximadamente 30 minutos. Se sentir na cabeça, uma sensação de calor, é sinal de que o óleo de gengibre começa a ter efeito. Depois, pode lavar a cabeça normalmente com água.

Alimentação saudável contra a queda do cabelo

A alimentação deve ser natural com ingredientes frescos, onde não falte verduras e legumes, gorduras boas, cereais integrais, frutas, nozes e outros frutos secos e ainda sementes e pevides e boas fontes de proteínas.

A deficiência de ferro pode ser um motivo forte para a queda de cabelo. O espinafre é rico em minerais como ferro, beta-caroteno e vitamina C que ajudam a manter uma boa circulação sanguínea no couro cabeludo. Um mineral muito importante para o cabelo é o silício. O silício é de fato um dos minerais mais importantes para ter o cabelo saudável, brilhante e grosso. Alimentos ricos em silício são a aveia, o millet (milho pânico), a cevada e a cavalinha. Inclua-os a diário na sua alimentação.

O sulforafano – uma substância que contém os brócolos, mas também noutras couves como a couve-flor, repolho, e ainda no rábano, rúcula, agrião, rabanete, mostarda é conhecida pelo seu forte poder antioxidante, anti-cancerígeno e anti-inflamatório. Um estudo japonês revelou que o sulforafano parece reduzir a queda de cabelo. Uma cabeça de brócolos (500 g) contém cerca de 50 mg sulforafano, que lhe vai proporcionar uma boa dose de sulforafano.

As proteínas são importantes para formar novas células, mas o excesso de proteínas animais acidificam o sangue. A acidificação dos alimentos no sangue cria um ambiente não adequado para a saúde em geral, mas também para o couro cabeludo. Evite pratos e bebidas acidificantes. Em especial o álcool, a fast food, o açúcar, a cafeína, farinhas brancas, carnes vermelhas, enchidos e produtos lácteos (especialmente queijo e produtos lácteos sem fermento).

Promover a circulação sanguínea do couro cabeludo

Escovar o cabelo todos os días é uma forma de fazer massagens no couro cabeludo, promovendo a circulação, ao mesmo tempo que são removidas restos de partículas mortas da pele e, assim, o couro cabeludo fica mais receptivo à aplicação dos tratamentos caseiros contra a queda do cabelo. A massagem deve ser feita com uma escova especial, como as escovas de cerdas de javali. Escove durante 2-3 minutos de manhã e à noite o cabelo e couro cabeludo suavemente.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server