Chá de Cascara Sagrada

A cascara sagrada (Rhamnus Purshiana) é uma planta medicinal, originária da América do Norte. É uma planta bastante amarga e irritante, devido à presença de antraquinomas, mas deste modo, aumenta as secreções digestivas e os movimentos peristálticos do estômago e do intestino, provocando uma limpeza eficaz ao longo do organismo humano. Assim, ajuda na eliminação de substâncias presentes no organismo, que não são úteis, como os parasitas gastrointestinais e na redução da absorção de calorias, pois não deixa que a digestão se realize corretamente, nem totalmente, é uma boa técnica para emagrecer e diminuir o volume da sua cintura.

O chá de cascara sagrada tem imensas propriedades medicinais, desde laxante, a nervino, a purgante, a catártico, a hepático, a emético, a adstringente e a digestivo. É pois indicado para quem sofre de obstipação crónica, meteorismo, litíase biliar, discinesia biliar, colecistite crónica e obesidade.

Tradicionalmente e desde os tempos mais antigos que esta planta, é utilizada para tratar problemas de indigestão, hemorroidas, flatulência, dispepsia, herpes, obstipação, cálculos biliares e icterícia.

Contraindicações do chá de cascara sagrada 

O chá de cascara sagrada, não deve ser ingerido por pessoas que sofrem de dores abdominais, diarreia, náuseas, obstrução intestinal, vómitos, apendicite, inflamações do cólon, o seu corpo sofre de desidratação grave, assim como não deve ser administrado a crianças com idade inferior aos 10 anos.

Apesar deste chá não viciar o organismo, ele deve ser ingerido de forma prudente e após a consulta de um médico. Embora seja um dos melhores laxantes o tratamento não deve exceder os 8 a 10 dias para não criar habituação e a possibilidade de desenvolver obstipação crónica.

Modo de preparação do chá de cascara sagrada

Ingredientes: 2 colheres de sopa de folhas de cascara sagrada, meio litro de água.

Preparação: num recipiente coloque as folhas de cascara sagrada e água, leve ao lume até levantar fervura. De seguida, deixe repousar o preparado durante 15 minutos, coe e saboreie a sua bebida, como ninguém. Se preferir pode acrescentar ao chá de cascara sagrada, umas gotas de sumo de limão, açúcar ou um pouco de mel.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server