Chá de funcho

O funcho (Foeniculum vulgare) é uma espécie herbácea, oriunda da bacia do Mediterrâneo, que facilmente se propagou pelo território e hoje é cultivado em todas as regiões de clima temperado e subtropical. É uma planta bastante utilizada, como aromatizante em molhos e licores, como ingrediente em sopas ou pratos consumíveis frios, em conservas de vegetais, na produção de condimentos ou especiarias e na produção de chás e tisanas. É uma planta bastante rica em nutrientes e atua em diferentes partes do organismo.

Relativamente à produção de chá, utilizam-se as sementes secas. O funcho é uma planta galactagoga, uma vez que favorece e aumenta a produção de leite materno. É considerado um estimulante das funções digestivas e carminativo, pois apresenta propriedades coleréticas. Por vezes é utilizado para a redução de gases intestinais, pois evita a flatulência e ajuda no alívio das dores de barriga, incluindo na primeira infância e em crianças lactentes. Tem ainda uma função diurética, pois ajuda a combater a retenção dos líquidos e acabar com a sensação de inchaço. É de salientar ainda o seu efeito calmante, e pode ser utilizada em casos de insónias ou de ansiedade.

Chá de funcho – contraindicações

O chá de funcho, também conhecido como erva-doce,  não pode ser consumido em excesso, uma vez que pode provocar convulsões e causar problemas, principalmente a nível do sistema digestivo. Também não deve ser consumido por mulheres grávidas, uma vez que em grande quantidade esta planta pode provocar danos irreparáveis como o aborto.

Modo de preparação

Ingredientes: 3 colheres de chá de fruncho e um litro de água.

Preparação: aqueça a água, até que comece a ferver, de seguida acrescente as sementes secas, e tampe o recipiente, deixando a repousar durante uns 5 minutos. Pode beber simples ou com açúcar, adicionando a gosto.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server