Chá de Sene

Com origem asiática, a Sene (Cassia Angustifolia) é uma planta que hoje em dia se encontra distribuída um pouco por todo o mundo. Com um odor fraco e sabor amargo, o sene é conhecido pelas suas propriedades laxantes e purgativas que lhe conferem uma regulação eficaz do trânsito intestinal. É portanto um chá indicado para quem sofre de cólicas biliares, gases, prisão de ventre, uma vez que ajuda nas evacuações.

É de salientar as suas características para dietas de emagrecimento, uma vez que é laxante, depurativo e vermífugo. É bastante útil no combate à obesidade, uma vez que após a sua ingestão, limpa todo o intestino, não deixando nada para ser absorvido pelo seu organismo.

Contraindicações

Este chá não é indicado para grávidas, uma vez que pode causar cólicas intestinais e consequentemente o aborto. Não é indicado para lactantes nem para crianças com menos de doze anos, pois pode desencadear cólicas. Se sofrer de alguma patologia, deve previamente consultar o seu médico, no entanto este chá não é aconselhado em caso de obstrução, cólicas e doenças inflamatórias intestinais, apendicite, insuficiência hepática, renal ou cardíaca e hemorroidas.

É de evidenciar que o uso continuado do chá de sene é bastante prejudicial, uma vez que pode desregular a flora intestinal.

Modo de preparação

Ingredientes: 2 colheres de sopa de sene, para cada litro de água.

Preparação: coloque ao lume água num recipiente até ferver, de seguida acrescente o sene e deixe ferver durante 3 a 5 minutos, após levantar fervura. Retire do lume, tampe o recipiente e deixe a descansar durante, aproximadamente dez minutos. Coe para um recipiente e está pronto a usar. Pode adicionar mel ou açúcar, para tornar o seu sabor mais agradável.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server