Chá de Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris) é um subarbusto aromático, de aroma agradável, mas de sabor amargo. É uma planta com muitos benefícios para o organismo humano, com inúmeras e diversificadas formas de utilização, devido às suas propriedades medicinais. Pode ser utilizado para temperar e confecionar diferentes pratos de carne, peixe e saladas, na indústria farmacêutica no fabrico de medicamentos, na composição de várias fragâncias, na produção de licores e bebidas espirituosas ou para fazer chá.

Como chá, ele é um excelente desinfetante, é antissético e expetorante, é um dos melhores a preservar e manter a saúde respiratória, a resolver problemas como a tosse, as dores de garganta, os resfriados, as bronquites, as constipações, as gripes, as dores de ouvidos e as sinusites. É também muito recomendado para o tratamento de infeções e de feridas, devido às suas propriedades antifúngicas.

É de salientar ainda o seu efeito ao nível do sistema nervoso, uma vez que alivia o mal-estar causado por indigestão no estômago, ativa a circulação sanguínea e ajuda no combate a distúrbios nervosos, tais como insónias, cansaços, pesadelos, melancolias e depressões.

Contraindicações

O tomilho não deve ser administrado a crianças pequenas, uma vez que pode causar reações alérgicas. Também não deve ser consumido por pessoas que sofram de insuficiência cardíaca, nem por mulheres grávidas.

Modo de preparação

Ingredientes: podem-se utilizar as sementes, as folhas ou as flores (secas) e água.

Preparação: num recipiente, coloque uma pequena quantidade da parte do tomilho que deseja ou simplesmente um pouco de cada parte do tomilho, e deite por cima um litro de água a ferver. De seguida, deixe repousar durante cerca de 15 minutos e depois coe. Deixe arrefecer um pouco, adicione açúcar, mel ou limão, consoante o seu gosto.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server