Remédios caseiros para tratar a flatulência

A flatulência é uma sensação desagradável e por vezes dolorosa, em que a barriga aumenta de volume devido aos inchaços provocados pela acumulação de gases no intestino, que têm normalmente a sua origem na fermentação dos açucares durante o processo digestivo, mas também devido à ingestão de ar (aerofagia), muito comum nas pessoas que comem depressa e de boca aberta, ou à falta de atividade física e aos maus hábitos alimentares.

Muitos remédios caseiros podem ajudar a prevenir e a aliviar este mal-estar e, quando bem combinados com uma alimentação que exclua certos alimentos que favorecem a flatulência, os resultados serão muito melhores.

Remédio caseiro para a flatulência – Tintura de alho-dos-ursos

Recolha durante a primavera (a partir já do final de março) folhas de alho-dos-ursos (nome cientifico: allium ursinum) fresco, também conhecido como alho silvestre (é uma planta com o tipico cheiro ao alho). Para este remédio caseiro deve ser usada a planta fresca e não a seca, já que, não teria a mesma eficacia. Corte as folhas de alho-dos-ursos em pedacinhos finos e introduza-os dentro de um frasco de vidro transparente e acabe de encher com aguardente pura. Tape com película aderente. Deixar em maceração, durante três semanas num lugar quente ou soleado (próximo do parapeito de uma janela, para receber o sol ou outra fonte de calor). Finalizado o tempo de maceração, coe para dentro de um frasco conta gotas escuro, mantende-o fechado e protegido da luz. Depois de uma refeição pesada beba 20 gotas com um pouco de água. Ajuda à digestão e as dores do estômago e potencia uma flora intestinal saudável. É também muito útil para purificar o sangue e potenciar a circulação.

Alho e leite

Esmague um dente de alho num 1/4 de litro de leite quente, adoce com mel e beba em seguida (só para pessoas que tolerem bem o leite). Atenção: as pessoas que suspeitam que o seu problema de flatulência possa estar causada pelos lacticínios devem evitar este remédio.

Vinagre de maçã

Junte duas colheres de chá de vinagre de maçã, num copo de água morna, adicione uma colher de chá de mel, mexa bem e beba depois de comer. A acidez do vinagre de maçã promove a digestão e a secreção de sucos digestivos, resultando num alívio significativo do inchaço.

Vinho de alecrim

Outro remédio caseiro muito usado é o vinho de alecrim. Deite um raminho de alecrim numa garrafa transparente e encha com vinho branco seco. Feche o frasco e deixe três semanas em maceração, num lugar quente. Finalizado este tempo, transfira o líquido para um frasco escuro e mantenha-o num local frio. Beba a quantidade de um cálice de licor, e se necessário, uma dose dupla. Este remédio é muito eficaz em casos de flatulência.

Óleo de hortelã-pimenta

Misture duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em meia chávena de água fria e beba duas vezes por dia.

Argila mineral

A argila mineral não só absorve o excesso de ar que se forma no intestino, mas também as toxinas que podem favorecer a formação de gás. Tome 30 a 60 minutos antes das refeições, 1-2 colheres de chá de argila diluída num copo de água fria, a fim de evitar a formação de gases e a distensão abdominal antes mesmo de começar o incomodo.

Gengibre

Dois excelentes maneiras de evitar o inchaço provocado pela flatulência, consiste em beber chá de gengibre e comer raiz de gengibre fresco. Comece a adicionar pequenas quantidades de gengibre (fresco ou seco) na sua alimentação. Pode também, tomar uma colher de chá de gengibre fresco ralado antes das refeições.

Licor de Angélica – remédio caseiro digestivo

O licor de Angélica está especialmente indicado para tratar a flatulência e as digestões pesadas, no entanto, não é adequado para pessoas que querem ou deveriam evitar o álcool. Para fazer o licor de Angélica esmague 60 g de sementes de Angelica, 8 g de sementes de Anis e 8 g de sementes de Funcho e 6 g de sementes de coentro, tudo junto até ficar num pó fino. Coloque num frasco de vidro as sementes esmagadas e adicione 220 ml de conhaque ou aguardente, deixe em maceração durante oito dias. Passado este tempo junte ao preparado um litro de água e 500 g de frutose. Deve ficar em maceração mais um dia. Coe o líquido através de um pano ou coador de malha fina. Guarde numa garrafa escura bem tampada, num lugar seco protegido da luz. Tome uma colher de sopa depois das refeições.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server