Remédios caseiros para a dor de garganta

Sentir dor de garganta, é como ter a sensação de que temos qualquer coisa a arranhar na garganta. É incómodo e dói ao engolir. Além disso, a dor da garganta pode ir acompanhada de rouquidão. As infecções são a causa mais frequente podendo manifestar-se em forma de amigdalites, laringites, faringites, nesse caso deve consultar o médico. Contudo, há uma diversidade de remédios caseiros para a dor de garganta, que podem ajudar a aliviar ou até curar a dor.

Remédios caseiros para a dor de garganta

É fundamental beber muita água e chás para manter a humidade das mucosas. Prepare o seguinte chá de especiarias (cardamomo, gengibre e cravo).

Vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 40 g de gengibre fresco
  • 1 pau de Canela
  • 1/4 colher de chá de cardamomo verde (cápsulas)

Descasque o gengibre e corte em cubos pequenos ou rale-o no ralador. Parta o pau de canela em bocadinhos com a ajuda de um objeto duro. O mesmo procedimento com as sementes de cardamomo, abra primeiro a cápsula retire as sementes e esmague-as no almofariz. Coloque todos os ingredientes num bule para chá. Ferva o litro de água e quando levantar fervura deite imediatamente sobre as especiarias, tape e deixe em infusão durante 15 minutos. Coe e adoce, preferentemente com mel, e beba várias vezes ao dia.

Remédios para aliviar a dor de garganta

  • Outro remédio caseiro é cortar uma cebola crua em rodelas e colocá-las sobre um pano de algodão fino, dobre o pano com a cebola até formar uma banda e depois enrole-a à volta do pescoço, deixe atuar durante uma ou duas horas.
  • Esprema o sumo de uma cebola fresca na liquidificadora e adoce com bastante mel, para disfarçar o sabor forte e beba.
  • Fazer gargarejos com chá de sálvia, chá de camomila, ou água salgada morna também ajuda contra a dor de garganta.
  • Mastigar folhas de sálvia frescas ajuda a aliviar a dor de garganta e rouquidão.
  • Beba um copo de leite quente com mel, para manter o corpo e o pescoço quentes.

Envoltura de batata: quentinho e agradável

As batatas também podem ajudar a aliviar a dor de garganta quando usadas como envoltório no pescoço. Como a batata tem a capacidade de armazenar calor, é ideal para colocar à volta do pescoço de modo a ir libertando lentamente esse calor no organismo. Cozinhe as batatas, coloque-as sobre um pano de cozinha e esmague-as com um garfo, depois enrole o pano de modo a formar uma banda. Depois de verificar que a temperatura não está muito quente, envolva o pescoço com a banda e prenda-o com uma toalha das mãos. Deixe atuar cerca de 15 – 20 minutos antes de retirar.

É bom saber: se tem amigdalite em vez de calor, algo refrescante é mais agradável. Pode usar uma envoltura de queijo fresco ou quark em vez de batatas.

Dicas para prevenir a dor de garganta

Use cachecol para manter sempre o pescoço quente. O ar frio piora as dores de garganta.

Use meias de lã. Tenha cuidado também com os pés, deve mantê-los quentes, porque o calor é importante para ativar a circulação do sangue e o sistema imunológico.

Beber muitos líquidos. O aumento da ingestão de líquidos ajuda a libertar o corpo das bactérias mais rápido. Chás e água abundantes são as melhores opções. Outra sugestão: beba caldos de alho francês ou cebola.

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server