Remédios Caseiros Para as Lombrigas

As lombrigas são parasitas que se alojam no intestino e afetam sobretudo crianças, mas também alguns adultos. Existem nas farmácias vários medicamentos bastante eficazes no tratamento deste mal, mas para quem é afetado com frequência os remédios caseiros para as lombrigas são uma boa alternativa.

Quais os sintomas?

Quem tem lombrigas com frequência conhece bem os sintomas: comichão no ânus, dores de barriga, diarreia sem justificação, falta de apetite, perda de peso e incontinência noturna. Estes são os sintomas mais frequentes, mas podem ser acompanhados por outros, como dificuldades em dormir, pesadelos, ou agitação sem razão aparente. Acontece muitas vezes, principalmente no caso das crianças, que os pais demorem a detetar o problema, quando os sintomas não são muito evidentes. A crença popular diz ainda que dormir de olhos semiabertos é também um sintoma desta doença, mas não há dados que o confirmem.

Exemplos de remédios caseiros para as lombrigas

Leite com hortelã 

Embora não seja confirmado cientificamente, crê-se que o leite aromatizado com hortelã seja o remédio caseiro mais eficaz no tratamento das lombrigas. Coloque numa panela 0,5l de leite e seis pés frescos de hortelã, previamente lavados. Leve tudo ao lume e deixe ferver durante dois minutos. Deixe arrefecer cerca de 15minutos e junte uma colher de mel. Tome este preparado em jejum e espere uma hora até ingerir qualquer tipo de alimento, de forma a potenciar a sua ação. Prepare uma segunda dose cinco a sete dias mais tarde e ingira novamente em jejum. Este remédio é eficaz também contra ténias e outros parasitas do intestino, pois a hortelã é um excelente vermífugo.Outro preparado também contendo hortelã é um infusão simples desta erva com dois dentes de alho, e deve ser tomado duas vezes ao dia durante uma semana.

Leite com alho

Esmague 3 dentes de alho e deite numa chávena de leite. O alho deve ficar no leite durante 12 horas. Tome todas as manhãs em jejum uma chávena deste leite. Faça esta cura durante 3 semanas.

Cenouras

Beber de manhã com o estômago vazio 30 gramas de sumo de cenouras e mais 30 g durante a tarde. Este tratamento deve durar 20 dias.

Chá de estragão

Junte 25 g de estragão em 1 litro de água a ferver, apague e deixe em infusão por 10 minutos. Beba o chá ao longo de todo o dia. Deve fazer este tratamento durante 3 semanas. Não é recomendável para as crianças.

Cebola

Este remédio é útil para todos os tipos de vermes. Adicione uma cebola média a 250 ml de água a ferver, retire a panela do fogo e deixe por 12 horas. Passado este tempo, esmague a cebola com um garfo, coe o líquido e beba rapidamente.

Decoção de Polypodium

Coloque 20 g de raízes de Polypodium numa panela e despeje sobre as raízes um copo de água. As ervas devem cozer por 2 minutos, apague e deixe em infusão por mais 10 horas. O tratamento não é adequado para crianças.

Chá de tomilho

Ferva uma chávena de água, apague e adicione um raminho de tomilho. Deixe em infusão por 10 minutos. Quando arrefecer, beba o chá pouco a pouco. Este tratamento deve ser feito durante um período de 3 semanas. O tratamento não é adequado para crianças.

Chá de beldroega

Adicionar 20 g de beldroega (portulaca oleracea) a 1 litro de água fervida. Deixar repousar durante 10 minutos. Beber três chávenas diariamente. Elimina todo o tipo parasitas intestinais. O remédio não é adequado para crianças.

Sumo de couve

Beber 1/2 copo de sumo recém espremido de couve crua (repolho). Este tratamento dura 2 meses, mas da seguinte maneira: beber durante 6 dias seguidos em cada mês. Beber o sumo logo de manhã em jejum. Esta dose é para um adulto. Para crianças até aos 14 anos, a dose reduz-se para a metade. Para crianças até aos 6 anos, a dose reduz-se a um quarto.

Chá de casca de nozes

Ferva 20 gramas de casca de nozes em um litro de água durante 10 minutos. Coar e beber 3 chávenas ao longo do dia.

Como prevenir?

Depois de eliminar as lombrigas, há que tomar precauções de forma a não haver nova contaminação, nem passar a outros membros da família. Durante e imediatamente após o tratamento, as roupas devem ser lavadas a altas temperaturas e passadas a ferro. No dia a dia, a regra fundamental é lavar muito bem as mãos depois de ir à casa de banho e sempre antes de qualquer refeição ou de preparar qualquer alimento. Os alimentos consumidos crus devem ser muito bem lavados. Consumir as carnes sempre bem passadas e evitar o consumo de doces, pois as lombrigas adoram-nos. É também importante evitar o contacto das crianças com animais não desparasitados.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server