Remédios caseiros para baixar a febre

A febre é definida como um aumento da temperatura do corpo acima dos 38 ° C. Ocorre no decurso de uma infecção, tal como a gripe ou um resfriado. O aumento da temperatura do corpo significa que este está a tentar combater a causa da doença, normalmente produzida por vírus ou bactérias.

Os sintomas típicos da febre, são a falta de apetite e o mal-estar geral. Algumas vezes a febre pode ser acompanhada por convulsões. A subida repentina da febre acima dos 40 ° C, ou quando dura mais de 3 dias, requer atendimento médico – uma temperatura corporal acima de 41 ° C pode por a vida em perigo! O coração e o cérebro podem ver-se afetados.

Contudo, a febre quando não atinge os 39 graus não convém ser combatida imediatamente, uma vez que é um mecanismo de defesa natural do organismo. No entanto, quando a temperatura corporal alcança os 39 ° C, é conveniente recorrer a alguns remédios caseiros para baixar a febre.

Remédios caseiros para a febre

Compressas frias para os pés e pernas

Para baixar a temperatura corporal faça compressas de água fria com limão. Esprema o sumo de um limão num recipiente com bastante água fria, seguidamente mergulhe 2 toalhas de algodão (toalhas turcas). Envolva as pernas e os pés (sem apertar) com as toalhas molhadas e escorridas durante 10 a 15 minutos. Deve repetir, voltando a molhá-las de forma a estar sempre frias.

Chá de casca de salgueiro

A casca do salgueiro contém um principio ativo, o ácido salicílico, similar ao ácido acetilsalicílico que se se encontra na aspirina. É ligeiramente analgésico e faz baixar a febre. Ferva um quarto de litro de água, apague o fogo e adicione 1 colher de chá de casca de salgueiro. Tape e deixe em infusão durante 5 min. Beba, 3 chávenas diárias.

 Meias de vinagre

Este remédio muito usado na Alemanha, Suíça e outros países nórdicos é eficaz para baixar a febre. Misture água morna e vinagre de maçã ou sidra em partes iguais. Mergulhe um par de meias, escorra e calce-as, volte a calçar umas meias secas sobre as molhadas, estas voltaram a ficar humedecidas, mas não importa. Deite-se na cama ou no sofá estendido e abafado durante três quartos de hora. O vinagre faz com que se mantenha durante mais tempo o efeito frio das meias. Este remédio caseiro é também muito indicado para as crianças. Bebés só a partir dos 6 meses, mas o ideal é consultar o pediatra.

 Chá de sabugueiro

O chá de flor de sabugueiro, muito usado para as gripes e constipações, é também um ótimo sudorífero, fazendo suar, libertando o corpo de microrganismos. Ferva um quarto de litro de água, adicione 1 colher de sopa de flores de sabugueiro, tape e deixe em infusão. As crianças, em vez de chá, podem preferir o sumo de bagas de sabugueiro aquecido (encontra em lojas de produtos naturais). O sumo de sabugueiro estimula o sistema imunológico, fazendo subir as defensas do corpo, ideal também para toda a família.

Vinagre ou chá frio de hortelã pimenta

Outro remédio muito prático para baixar a febre é molhar os braços e as pernas com uma mistura de água e vinagre ou então, chá frio de hortelã pimenta. Este processo pode ser repetido de meia em meia hora.

Conselhos práticos

• Quando há febre, o corpo precisa de se recuperar, por isso é fundamental muito repouso, evite fazer qualquer esforço físico.

• Deve beber muita água mineral e chás para compensar a perda de liquido causada pela febre.

• A febre enfraquece o corpo e o sistema imunitário. Mesmo sem apetite, deve comer alguma coisa, de modo a fornecer energia ao corpo. Privilegie alimentos ricos em vitaminas (especialmente a vitamina C) como a ingestão de frutas. Isso ajudará a aumentar as defesas do organismo.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server