Chás calmantes que ajudam a dormir

Uma grande parte das pessoas sofre de insónia ou outros distúrbios do sono, que diminuem sem dúvida a qualidade de vida. Se é um dos que sofre por passar noites em branco, antes de recorrer a tratamento médico, experimente beber um chá antes de dormir. Não é qualquer chá ou tisana que o pode ajudar neste aspeto – alguns podem até ter propriedades excitantes e causar o efeito contrário – mas existem diversas ervas com propriedades calmantes que o podem ajudar a dormir tranquilamente e a recuperar a qualidade do seu sono.

Chá de Camomila (Matricaria recutita): é o chá mais famoso para diminuir problemas de insónia. Contém um aminoácido que atua a nível do sistema nervoso, proporcionando tranquilidade e alívio do stress. Para preparar este chá junte uma chávena de água a ferver a uma colher de chá de camomila e deixe repousar, com tampa, durante 15 minutos. Coe e beba uma chávena ao deitar.

Chá de Lavanda (Lavandula Officinalis) : não é uma planta que se veja frequentemente em forma de chá, mas os seus benefícios são inúmeros também para o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade, e irritabilidade e consequentemente, proporcionando noites mais tranquilas. Para a preparação, utilizam-se as folhas frescas da plantas e deve ser preparado por infusão, de forma semelhante ao chá de camomila. Deve ser bebido apenas antes de dormir, pois pode causar elevada sonolência.

Chá de Erva cidreira (Melissa Officinalis): este chá promove a tranquilidade e melhora a qualidade do sono. O modo de preparo é semelhante ao do chá de camomila e deve também ser consumido ao deitar.

Chá de Valeriana (Valeriana Officinalis): esta erva, também chamada “erva dos gatos”, é famosa pelos seus efeitos sedativos desde a Roma Antiga. Reduz não só o tempo que se leva a adormecer, como as vezes que se acorda durante a noite, proporcionando um sono mais tranquilo. Para a preparação usa-se uma colher da raiz triturada, para uma chávena de água a ferver, deixando repousar durante 10 minutos. Pode beber uma a três chávenas ao dia, sendo que uma delas deve ser ao deitar. E o consumo não deve exceder os 10 dias ininterruptos. Esta é, no entanto, uma erva que não deve ser consumida sem indicação médica, pois pode tem várias contraindicações.

Chá de Tília (Tilia Platyphylla): esta erva possui propriedades calmantes, sendo indicada para o tratamento de stress, ansiedade, cansaço e insónias. Para preparar este chá, adicione uma chávena de água a ferver a uma colher de folhas e flores de tília. Tape e deixe repousar até que esteja morno. Deve ser consumido três vezes ao dia.

Qualquer um dos chás referidos é uma grande aliado na hora de recuperar a qualidade do sono, mas nenhum deles é milagroso. Para potencializar os seus efeitos, faça do seu quarto um ambiente tranquilo, livre de aparelhos eletrónicos, como televisão, computador ou telemóvel. Deite-se na cama apenas quando for dormir e apague todas as luzes, para transmitir ao cérebro a mensagem de que está na hora de descansar.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server