Aromaterapia em casa

Cheiram bem e deixam a casa perfumada, mas o melhor de tudo é que os óleos essenciais estimulam os processos naturais de auto-cura do corpo, contribuindo para promover a saúde e o bem estar de forma natural, já que não têm efeitos secundários. Ajudam a acalmar, a relaxar e a melhorar o estado de ânimo, tudo isto porque os óleos essenciais são constituídos por substâncias químicas extraídos das plantas.

É muito fácil fazer uma pequena sessão de aromaterapia em casa, simplesmente deite algumas gotas de um óleo essencial num queimador com vela, depois deite-se no sofá e vai ver que se sentirá relaxado de imediato.

Eis aqui outras sugestões de aromaterapia em casa para pequenos males muito frequentes:

Ajuda para constipações

Os óleos essenciais de eucalipto, tomilho, pinheiro silvestre, sálvia, são os mais utilizados pela aromaterapia para descongestionar as vias respiratórias. Servem para desentupir o nariz e descongestionar os brônquios. O óleo de eucalipto rico em cineol é o ideal para a zona dos brônquios, pois dissolve o catarro, facilitando a saída das secreções e, também, ajuda a eliminar bactérias e vírus causantes das infecções.

Como aplicar: adicionar dez gotas ao banho de imersão quente (38 graus). Outra forma é inalar o vapor. Para fazer inalações adicione 3 gotas num recipiente com 1 litro de água recém fervida. Debruce-se sobre o recipiente e tape a cabeça de modo a cobrir também o recipiente e respire profundamente o vapor durante entre 15 a 20 minutos.

Para aliviar a tosse, misture 3 gotas de óleo essencial de eucalipto com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e massaje o tórax com esta mistura, depois agasalha-se bem.

Para dormir bem

Os óleos essenciais de lavanda, alecrim, pau-rosa, bergamota, laranja, possuem efeito calmante, ideais para relaxar e induzir o sono.

Como aplicar: meia hora antes de ir para a cama, adicione algumas gotas de um de estes óleos à água quente de um queimador de óleo essencial para que os vapores se espalhem rapidamente por todo o quarto ou outra divisão da casa que deseje o mesmo efeito.

Para melhorar o estado de ânimo

Os óleos essenciais de tangerina, melissa, jasmim, rosa, ylang-ylang, melhoram o humor, ativam a circulação e estimulam a produção de endorfinas.

Como usar:  coloque um pouco de água quente no recipiente de um queimador de vela, adicione algumas gotas de um dos seguintes óleos à água e depois acenda a vela que está debaixo e coloque na habitação onde vai estar. Pode também fazê-lo no local de trabalho. A água se evaporará e com ela o aroma, que, ao ser inspirado exerce um efeito relaxante. Se respirar profundamente várias vezes no começo da aromaterapia reforça o efeito.

Dores de cabeça

Para dores de cabeça, em vez de recorrer sempre aos comprimidos. Experimente o óleo essencial de hortelã pimenta. Aplique o óleo apenas nos pontos que sente a dor, como nas temporãs ou na testa e deixá-lo agir. O óleo relaxa os músculos e alivia a dor de cabeça mais rapidamente. Se é alérgico, deve primeiro testar o óleo de menta numa parte do corpo escondida.

Massagens relaxantes

Este óleo relaxante é ideal para fazer à noite, para induzir o sono. Misture 6 gotas de óleo essencial de lavanda e 6 gotas de óleo essencial de manjerona com 20 ml de um óleo neutro (por exemplo, óleo de jojoba ou óleo de amêndoas) e peça a alguém que lhe faça uma massagem corporal.

Banhos relaxantes

Entre o grande leque de possibilidades de fazer uma sessão de  aromaterapia em casa, um bom banho relaxante é um prazer com muitos benefícios para a mente e o corpo. Para um banho de imersão, primeiro misture 5-10 gotas de óleo essencial puro com 100 ml de nata ou 2 colheres de sopa de mel, depois junte o preparado à água quente. Os óleos essenciais podem causar irritação na pele, razão pela qual devem ser misturados anteriormente.

Recomendações importantes:

  • Compre sempre óleos essenciais de qualidade, nunca imitações.
  • Não aplique sobre a pele sem diluir
  • Algumas pessoas são alérgicas aos óleos essenciais, devendo previamente fazer um pequeno teste no interior do antebraço.

Em certos casos, como o tratamento de feridas, doenças de pele (acne), também podem ser aplicados diretamente.

Atenção: Para bebés e crianças os óleos essenciais podem ser perigosos. Mesmo pequenas quantidades de óleo essencial não diluído podem causar espasmos e parada respiratória com risco de vida. Particularmente problemático são os óleos essenciais de cânfora, eucalipto, tomilho e hortelã.

Durante a gravidez a aromaterapia pode aliviar pequenos problemas, no entanto determinados aromas estão contra indicados, peça conselho a um especialista.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server