Óleo de hortelã pimenta, um remédio para quase tudo

O óleo de hortelã pimenta é um remédio natural muito útil e que pode ser usado num sem fim de problemas. Com propriedades digestivas e descongestionantes, pode ser aplicado tanto a nível externo em forma de massagens, ou a nível interno se for adicionado algumas gotas à água ou aos chás. O óleo de menta é extremamente útil para combater dores de cabeça, resfriados e dores musculares.

Já na Antiguidade, os gregos e egípcios usavam a hortelã pimenta como um “remédio natural para todos os males”. Foram eles os primeiros em usufruir do efeito relaxante e antiespasmódico do óleo essencial de menta.

Óleo de hortelã pimenta, um remédio para diferentes problemas

Dores de estômago: Para problemas digestivos pode usar o óleo de menta três vezes por dia da seguinte maneira: deite uma ou duas gotas num copo de água morna e beba lentamente em pequenos goles. Pode também dar massagens no estômago e no abdómen, em forma de círculos no sentido das agulhas do relógio. Para isso o ideal é misturar algumas gotas com um óleo base, por exemplo misture algumas gotas de óleo de menta com um pouco de óleo de amêndoas.

Dores musculares: o óleo de menta exerce um efeito refrescante, calmante e ativa a circulação sanguínea. Ajuda a acalmar as contraturas musculares e a aliviar as dores articulares. Sendo também útil nas dores reumáticas, devido ao seu efeito levemente anestésico. Ao massagear as áreas afetadas notará visivelmente um alivio da dor, conferindo imediatamente um efeito relaxante e uma agradável sensação de frescor.

Dores de cabeça: é particularmente benéfico nas dores de cabeça causadas pelo stress e a tensão acumulada na nuca. O óleo essencial de hortelã pimenta aplicado na testa e têmporas, pode aliviar a dor de forma tão eficaz como a aspirina ou o paracetamol, segundo um estudo alemão, sendo portanto, a alternativa saudável aos analgésicos.

Constipação/resfriado: quando há uma infecção respiratória pode realizar massagens no peito e nas costas com óleo de hortelã pimenta, com o propósito de descongestionar toda a zona do tórax. Espalhe também algumas gotas sob o nariz e respirará melhor. Mas cuidado: se tem o nariz ligeiramente ferido e sensível pode reagir com um pequeno ardor. Para tratar as doenças respiratórias pode fazer inalações. Encha uma tigela com água a ferver, deite três a quatro gotas de óleo essencial, incline-se sobre a tigela com uma toalha sobre a cabeça para melhor inalar/respirar os vapores etéreos. A fim de manter o nariz descongestionado durante toda noite, pode deitar na almofada duas a três gotas de óleo de hortelã pimenta.

Banho de imersão com óleo essencial de menta

Um banho de corpo inteiro com óleo essencial de menta é uma verdadeira bênção para as constipações e para a pele. Não só proporciona um efeito relaxante, como também é particularmente indicado para as peles sensíveis com comichão, espinhas ou acne. Basta adicionar algumas gotas de óleo de menta à  água quente, submergir-se e desfrutar deste prazer – um verdadeiro deleite.

Cuidados a ter em conta

Tenha cuidado para que o óleo de menta não entre em contato com os olhos ou as membranas mucosas. Lave bem as mãos após cada aplicação.

Atenção: Os bebês e as crianças menores de 6 anos podem reagir com sintomas semelhantes à asma quando expostos à inalação dos vapores de menta. Sendo assim, só pode ser aplicado nas crianças a partir dos 6 anos.

A hortelã não tem efeitos secundários, a não ser naquelas pessoas que são alérgicas à hortelã-pimenta ou a outros óleos essenciais, devendo evitar o seu uso.

Qual é o óleo mais indicado?

O mais indicado é o óleo essencial de menta, sem qualquer mistura de outros óleos – Óleo essencial de menta 100 % puro. Pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais ou nas farmácias.

Hoje em dia existem produtos práticos de levar e usar em forma de roll-on, composto com óleo de hortelã pimenta, o que facilita a aplicação sem necessidade de manchar as mãos, podendo ser aplicado diretamente sobre a testa , têmporas e articulações.

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Óleo de hortelã pimenta, um remédio para quase tudo”

  1. Joao Luiz Da Silva diz:

    gostei do produto quero mais informacao p/ aquisicao

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server