Como Fazer Tintura de Valeriana

Fazer tintura de valeriana em casa é relativamente simples. Apenas precisa de álcool e raízes secas de valeriana. A valeriana quando tomada em chá, nem sempre o seu gosto pode agradar a toda a gente, mas se for tomada em forma de extrato, resulta mais agradável.

A valeriana (Valeriana officinalisé um calmante natural, que não só vai acalmar os nervos, mas também ajuda a melhorar o sono. E tudo isto sem os efeitos adversos dos medicamentos de prescrição médica, que costumam provocam dependência.

Como fazer tintura de Valeriana em casa

Para preparar a tintura de valeriana vai precisar de álcool e raízes de valeriana. Em vez do álcool, pode usar aguardente, brandy ou vodka, que encontra no supermercado. É importante que qualquer destas bebidas tenham pelo menos 40 a 45 % de volume de álcool.

  • 200 g de raízes secas de valeriana
  • 1 l de álcool (40 – 50%)
  • Frasco grande de tampa de rosca
  • Frasco de vidro escuro

Encha o frasco de abertura larga com as raízes de valeriana bem esmagadas. Despeje por cima a quantidade de álcool indicada até ficarem as raízes completamente cobertas, em seguida, feche bem o frasco.

Coloque o frasco num lugar seguro durante 30 dias. Agite o frasco pelo menos uma vez ao dia. Após os 30 dias a tintura está pronta.

Agora deve coar a tintura, e o liquido obtido deitar em frascos de vidro escuro. Convém colocar um rótulo no frasco com o nome da tintura e a data de elaboração. Guarde a tintura de valeriana num lugar escuro e fresco. Pode aguentar até dois anos.

Como tomar a tintura de valeriana

Para acalmar a nervosidade nos adultos, deve ser tomado duas a três vezes por dia meia colher de chá. As crianças a partir dos doze, duas a três vezes ao dia um quarto de colher de chá.

Para dormir, as pessoas adultas podem tomar meia hora antes de ir para a cama uma colher de chá de tintura de valeriana, as crianças com mais de doze anos meia colher de chá.

Em ambos casos, a tintura de valeriana deve ser diluída em meio copo de água e, em seguida, bebida.

A ter em conta:

Para obter melhores resultados, o tratamento com a tintura de valeriana deve durar pelo menos 2 semanas. Após 4 semanas de tratamento deve ser feito um intervalo largo.

Quem toma medicamentos, deve pedir aconselhamento médico, antes de tomar valeriana devido a possíveis interações. As mulheres grávidas e lactantes devem também ter aconselhamento médico.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server