Remédios naturais para tratar a comichão

A comichão tem várias causas, pode ser provocada por picadas de insetos, ácaros, alergias e doenças de pele. As mudanças de temperatura também representa um problema para a pele, pois a exposição ao ar frio e seco da rua, logo seguido pelo ar quente e seco dos interiores, torna a pele seca e irritada, mais propensa ao crescimento de bactérias, que por sua vez dão origem ao coçar constante. Apresentamos-lhe alguns remédios naturais para tratar a comichão.

Remédios naturais para o tratar a comichão

A comichão, coceira ou prurido (dito em termos médicos), não só é desagradável, pelo facto de induzir a coçar, como pode provocar irritação ou infecção na pele. Embora haja medicamentos para tratar o prurido, mas, muitas vezes alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar a irritação e o ardor causado por este problema de pele:

Papa de banana, nata e iogurte contra a comichão

Esta mistura representa um remédio caseiro eficaz para aliviar a coceira. Esmague uma banana bem madura e misture com uma colher de sopa de iogurte e uma colher de chá de nata batida até ficar uma papa. Em seguida, aplique esta pasta sobre as zonas da pele afetadas. Deixar actuar cerca de 20 minutos, e depois lavar. O ideal seria retirar a papa com chá de camomila, que foi preparado previamente.

Cataplasma de batata crua

Descasque uma batata crua e corte às rodelas finas e depois coloque sobre a zona da pele com comichão. Prenda com um pano ou toalha e deixe a cataplasma de batata atuar durante cerca de 30 minutos.

Erva de São João para tratar a coceira

Um banho de água salgada e o óleo da erva de São João (também conhecida como hipericão) trazem alívio rápido. Primeiro tome um banho de imersão, no qual adicionou e dissolveu sal do mar. Após o banho, seque a pele cuidadosamente e passe óleo de erva de São João nas zonas afetadas com coceira. Este óleo graças às suas propriedades apaziguantes, acalma a comichão. Mas tena cuidado pois a erva de São João torna a pele sensível à luz, por isso não se exponha ao sol durante o tratamento. Pode encontrar este óleo em ervanárias, mas se tem a possibilidade de recolher as flores frescas pode prepará-lo em casa desta maneira:

Como fazer em casa o óleo de erva de São João

Ingredientes:

  • 100 g de flores frescas da erva de São João
  • Meio litro de azeite extra-virgem

Preparação: deite as flores juntamente com o azeite dentro de um frasco. Depois de bem fechado, deve ficar em maceração num lugar quente (que lhe possa dar o sol) durante dois meses. Agite vigorosamente de vez em quando. Transcorrido este tempo retire as flores, mas primeiro esprema-as bem. Coloque o liquido num frasco ou garrafa escura e guarde num lugar fresco e escuro (pode durar até dois anos).

Óleo de alecrim para tratar a comichão do couro cabeludo

Uma ajuda natural para aliviar a comichão do couro cabeludo é a mistura feita com o óleo de alecrim puro. Misture 3 gotas de óleo de alecrim com 30 mililitros de álcool puro e depois junte uma colher de sopa de água. Com esta mistura pode massagear duas a três vezes por dia o couro cabeludo afetado com comichão.

Compressas frias de vinagre

Pode também aplicar compressas frias: deite uma colher de vinagre em um litro de água, molhe um pano e coloque sobre as  áreas com coceira. Repita várias vezes por dia.

A Cavalinha ajuda a manter a humidade da pele

O chá de cavalinha pode ser utilizado no tratamento da comichão. A cavalinha é uma planta medicinal que contém uma grande quantidade de silício, que ajuda a promover a renovação celular e retém a humidade da pele. Ferva dois punhados de cavalinha em dois litros de água durante dez minutos. Em seguida, coar, e deixar arrefecer no frigorifico até atingir uma temperatura de 10 a 15 graus. Molhe um pano ou gaze no chá e enrole ou coloque à volta das zonas com comichão.

Tratar a comichão com óleo de bagas de zimbro

De manhã e à noite esfregue suavemente as zonas do corpo com comichão com óleo de bagas de zimbro e durante o dia mantenha a zona hidratada com cremes ou pomadas que contenham doses elevadas de vitamina E natural.

Aloe vera para tratar a coceira

A aloe vera tem propiedades curativas, sendo particularmente indicado para tratar a coceira da pele seca, causada normalmente por infecção ou descamação após as queimaduras solares.

Cortar uma folha de aloe vera no sentido longitudinal, retirar o gel e aplicá-lo nas áreas com coceira. Deixar ficar assim pelo menos 15 minutos e depois remover com água morna. Também pode deixar o gel de aloe atuar sobre a pele durante a noite. Se não tem possibilidade de adquirir uma folha de aloe vera, pode comprar um gel que seja 100% aloe vera para fazer este tratamento à pele.

Farelo de aveia para as peles sensíveis

A farinha de aveia é também um excelente remédio para tratar a sensação de comichão e ardorA farinha de aveia coloidal, pelas suas propriedades emolientes e calmantes, é a mais adequada, porque a moagem é particularmente muito fina, por isso o tratamento tem mais efeito. Em alternativa, também pode ser usada farinha de aveia ou flocos de aveia moidos num moinho de grãos. Para o tratamento da comichão da pele, faça o seguinte:

Tratamento de corpo inteiro: tome um banho de imersão morno, no qual adicionou duas a três chávenas de farinha de aveia. Fique na banheira com esta mistura por cerca de meia hora.

Tratamento nas regiões afetadas: misture duas ou mais colheres de sopa (depende do tamanho da área afetada) de aveia com um pouco de agua, até formar uma papa espessa. Coloque esta papa nas áreas com comichão e tape com um pano limpo e sem fiapos. Deixe atuar durante meia hora. Passado este tempo remover com água morna. Este tratamento pode ser feito três vezes por dia.

Manjericão

O manjericão é uma erva aromática bastante usada na cozinha, sendo ainda bastante desconhecido o seu uso no cuidado da pele e na saúde em geral. Serve para tratar a coceira, inflamação, inchaço e dores de cabeça.

Para o tratamento da comichão deite uma a dois colheres de sopa de folhas secas de manjericão em meio litro de água a ferver. Deixe a mistura ferver em lume baixo durante cerca de dez minutos. Deixar arrefecer. Passe a infusão, com a ajuda de um algodão sobre a zona com prurido. O restante pode ser guardado, depois de bem fechado, no frigorifico durante dois a três dias. Aplicar várias vezes por dia.

Também pode ralar ou cortar um punhado de folhas de manjericão fresco. Esfregue as folhas diretamente nas áreas que sente necessidade de coçar. Deixe 15 a 30 minutos, até sentir alívio. Repita a aplicação duas a três vezes por dia, se for necessário.

O que fazer quando há comichão à noite?

Durante o dia é fácil conter-se e não coçar-se. Mas à noite as mãos inconscientemente seguem os instintos naturais e querem coçar. Isto, além de provocar arranhões e sangramento na pele, pode também dar origem a infecções. Portanto, a solução é usar luvas de algodão para evitar coçar-se durante a noite, para que deste modo a pele descanse e possa regenerar-se. Escusado será dizer que as unhas devem estar sempre curtas.

O que mais pode fazer

A pele irritada é muito sensível à transpiração. Por isso, se transpirou durante a prática de exercício físico ou outra situação, deve tomar um duche e vestir roupa limpa. Se deixar que o suor seque na própria pele, vai aumentar ainda mais a comichão, o que se torna ainda mais desagradável.

Embora este remédios naturais para tratar a comichão possam em muitos casos trazer alivio, consulte o médico quando surjam sintomas, como febre, fadiga, náuseas, inchaço ou sensação geral de mal estar.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server