Tratamento caseiro para as varizes

As varizes são veias inchadas, que geralmente não representam um risco para a saúde, mas sim, um problema estético. Normalmente as varizes não desaparecem sozinhas. Como última opção existe o recurso à cirurgia.

Embora não seja possível eliminar as varizes com remédios caseiros ou naturais, mas podem ajudar na circulação venosa e no alívio dos sintomas. Se não forem tratadas, as varizes tendem a piorar, podendo levar a outros problemas como tromboflebites.

Como tratar as varizes nas pernas

Estes remédios não vão eliminar as varizes. A maneira de se ver livres delas é através da cirurgia. Neste caso, só o médico pode avaliar se é necessário a sua remoção.

No entanto, o tratamento caseiro pode ajudar a diminuir as varizes e evitar o seu agravamento. Antes de recorrer à cirurgia, experimente alguns dos seguintes remédios naturais para varizes. Em muitos casos, podem ajudar a reduzir as varizes e evitar o seu aparecimento.

Vinagre de maça

Aplique vinagre de maça (sem diluir) diretamente sobre as varizes e faça massagens suaves de baixo para cima. Para resultados logo visíveis, realize todos os dias de manhã e à noite durante alguns meses.

Aloe Vera, Cenoura e Vinagre

Coloque na liquidificadora estes três ingredientes: 2 cenouras grandes cortadas, o gel de de 2 folhas de aloe vera e 5 colheres de vinagre de cidra, e misture até obter uma papa. Aplicar camadas desta papa sobre as áreas com varizes e deixar durante 30 minutos. Depois retirar com água morna e terminar com água fria.

Repita a aplicação todos os dias para obter bons resultados. Se não pode fazê-lo todos os dias, repita o processo pelo menos três vezes por semana.

Puré de pepino

Descasque um pepino e esmague até ficar puré. Estenda esta pasta nas pernas sobre as varizes, calce umas meias, e deixe atuar toda a noite.

O alho no tratamento das varizes

O alho é um remédio caseiro versátil, isto porque tem propriedades anti-inflamatórias, descongestionantes e melhora a circulação. Desta forma, a inflamação e dores nas pernas poderão ser reduzidas.

Para a preparação deste remédio para as varizes, corte 6 dentes de alho em fatias e coloque num frasco limpo. Esprema o sumo de 3 laranjas e junte-o aos alhos, adicione 2 colheres de sopa de azeite. Deixe a mistura descansar durante 12 horas. Coloque algumas gotas da mistura nos dedos e esfregue muito suavemente as veias inflamadas com movimentos circulares. Envolva depois toda a zona de varizes com um pano e deixe ficar toda a noite. Repita este tratamento todos os dias por vários meses.

Compressas de chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal também conhecida como rabo de cavalo, ajuda a reduzir as varizes. Faça primeiro um chá de cavalinha, e depois molhe um pano neste chá e envolva as pernas e descanse durante 20 minutos. Aproveite e coloque as pernas para cima. Também pode realizar massagens ascendentes.

Plantas para as varizes

As plantas usadas no tratamento das varizes são ricas em substâncias como os flavonóides, que reforçam os capilares sanguíneos e estimulam a circulação venosa, reduzindo a sensação de pernas pesadas. A videira vermelha e o castanho de índia, são algumas das mais utilizadas. Estão disponíveis em comprimidos ou cápsulas, tornando o tratamento das varizes mais prático de seguir em casa. Geralmente é feito curas de 3 meses.

Também é possível beber em infusão. O chá de folhas de videira vermelha ativa a circulação sanguínea e alivia as pernas pesadas e cansadas. Para preparar a infusão, deite uma colher de chá de folhas de videira vermelha numa chávena, junte água quente, deixe em infusão cerca de 10 minutos. Coar e beber 1 a 3 chávenas por dia durante 3 meses.

Um remédio natural muito utilizado no tratamento das varizes é o extrato de castanha da índia. Normalmente é tomado durante 3 meses duas vezes ao dia. Este remédio tradicional contém o ingrediente Aescin, que melhora e fortalece a elasticidade dos vasos sanguíneos das pernas.

Tintura de castanha de índia para varizes

É bastante simples fazer em casa tintura de castanha de índia. Serve para o tratamento das pernas inchadas e das varizes. No outono, colher cerca de 6 castanhas de índia, também conhecidas como castanhas de cavalo (não são comestíveis). Descasque as castanhas e corte-as em pedaços muito pequenos, depois coloque-os num frasco de tampa de rosca. Em seguida, deite 120 ml de álcool (96%) até ficarem cobertas. Feche e deixe a mistura numa janela à luz do sol, durante três semanas. Agite de vez em quando. Ao fim deste tempo, coar e deitar a preparação num frasco escuro, tape bem e conserve num lugar escuro.

Com algumas gotas da tintura de castanha de índia massageie as zonas das pernas com varizes. O álcool geralmente seca a pele, no caso de pele muito seca, pode adicionar algumas gotas de óleo de amêndoas.

Óleos de massagens para varizes

Os óleos servem para fazer massagens nas pernas e ajudam a fortalecer os músculos e melhoram a circulação do sangue. Ao fazer massagens diariamente está a ajudar a promover a circulação sanguínea nas veias, reduzindo assim o inchaço e a sensação de pernas cansadas. Comece na zona dos tornozelos subindo com movimentos em forma de círculo ao longo da perna.

O óleo de trevo-amarelo melhora a circulação do sangue e reduz as varizes e hematomas. Para preparar este remédio caseiro deite num frasco flores de trevo frescas ou secas compradas até ocupar 3 terços do frasco. Acabe de encher com óleo de girassol ou azeite até cobrir bem as flores de trevo-amarelo. Feche o frasco e guarde-o num lugar soleado. Agite todos os dias. Após quatro a seis semanas, coe e deite o óleo num frasco escuro e guarde protegido da luz. Em vez de flores de trevo pode utilizar flores de calêndula para preparar este óleo.

Jactos de água

Os jactos de água até aos joelhos ou virilhas, estimulam a circulação sanguínea e podem combater as varizes. Utilize o chuveiro do duche e alterne com a água morna e fria sobre as pernas, de baixo para cima, durante cerca de 3 minutos. As mudanças de temperatura, levam a contração dos vasos sanguíneos e promove a estimulação da circulação sanguínea, ajudando a subir o sangue até ao coração.

O que mais pode fazer 

Além de colocar em prática algum destes tratamentos caseiros para as varizes, existem hábitos de vida saudável que podem ajudar:

Praticar exercício: os exercícios de resistência como o ciclismo, a corrida e natação são os mais adequados para as varizes, fortalecem os vasos sanguíneos.

Elevar as pernas: muito recomendado é deitar-se na cama, ao final do dia, levantar as pernas ao longo da parede durante 10 ou 15 minutos. Isto ajuda o sangue a fluir em direção ao coração, reduzindo a sensação de peso e o inchaço das pernas.

Alimentação saudável: a alimentação deve ser rica em alimentos com muita fibra e com teores reduzidos de açúcar e gordura. Manter um peso adequado ao seu corpo. A obesidade pode dar origem a veias varicosas e outros problemas circulatórios.

Evitar cruzar as pernas ao sentar-se. As pernas cruzadas ou curvadas, impedem que o sangue retorne ao coração. Não usar sapatos apertados com saltos altos e roupas apertadas.

Cura Kneipp: os banhos de Kneipp estimulam a circulação sanguina venosa e podem combater varizes e a sensação de pernas pesadas.

Embora estes cuidados não sejam suficientes para eliminar varizes, podem evitar o seu aparecimento. Serve também no caso de que a remoção cirúrgica das varizes já ocorrera para futura prevenção.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server