Benefícios do Aloé vera

Devido às suas propriedades curativas, o Aloé Vera tem-se tornado uma das plantas favoritas da medicina natural para tratar problemas digestivos, sinusite, psoríase, problemas da pele, manchas, dores musculares, hemorroidas e problemas do couro cabeludo.

São tantas as propriedades curativas do Aloé vera que no Himalaia é chamada de “Kumari”, a deusa viva; no México “Sabila”, a Sábia; na Alemanha a planta dos “Cem milagres”. Nos últimos anos o Aloé vera está a viver um verdadeiro renascimento por todo o mundo. A Industria cosmética oferece uma grande variedade de produtos que utilizam extractos de aloé vera: gel, cremes, óleos, champôs etc.

A planta de aloé vera, chamada também Babosa, é uma das plantas medicinais mais antigas conhecidas pelo homem. Já há 5.000 anos antes de Cristo, esta planta era muito usada pelas sua propriedades curativas. Na Idade Média, há registos de que os monges recomendavam-na como remédio natural para combater a obstipação (prisão de ventre), mas também para o tratamento de feridas e úlceras.

O nome Aloe provavelmente descenda do árabe alloeh, que tanto significa amarga como brilhante. Brilhante como a superfície da folha e amarga, como o sumo.

De entre as mais de 300 diferentes espécies de aloés que existem no mundo, apenas duas têm efeitos terapêuticos, sendo por isso muito usadas na medicina natural, são: o Aloé vera e Aloé arborescens.

As propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas da planta estão cientificamente comprovadas, razão pela qual é utilizada hoje em dia, como tratamento para vários tipos de doenças.

Benefícios do Aloé vera para a beleza da pele

É no tratamento da pele que esta planta ocupa um lugar destacado. O Aloe tem a capacidade de ser rapidamente absorvido pela pele, ajudando a rejuvenescer, a hidratar, a nutrir e a tornar a pele mais macia.

Graças à sua ação regeneradora, estimula o rejuvenescimento da pele e a produção de colagénio. Além disso, a sua riqueza em nutrientes naturais, minerais, vitaminas, aminoácidos e enzimas, estimulam a produção de novas células. A polpa do aloé vera é usada por milhares de mulheres como uma máscara de beleza com resultados surpreendentes.

O Aloé vera, tem propriedades cicatrizantes, fazendo com que as cicatrizes diminuam e desapareçam em pouco tempo. A capacidade de cicatrização rápida de uma ferida pode ser comprovada com um experimento simples. Se fizer um corte com uma faca num pedaço da folha de Aloe vera, poderá observar como o corte se fecha por si só rapidamente. É desta grande capacidade que podemos usufruir.

Todas as aplicações do Aloé vera sobre a pele

Aftershave. Use Aloé como uma loção pós-barbear. Passe Gel de aloé no rosto após o barbear para aliviar o ardor e cicatrizar rapidamente os pequenos cortes.

Hidrata. Combate a secura e proporciona elasticidade à pele. Para uma pele radiante, faça uma mascara de aloé vera fresca, espalhe sobre o rosto e deixe atuar. Deixará o seu rosto livre de manchas e uma pele tão macia semelhante à de um bebé. Beber sumo de áloe cerca de 10 ml por dia ajuda a potenciar a beleza da pele do interior.

Combate rugas e o envelhecimento da pele. As Enzimas do gel removem as células mortas e estimulam a produção de novas células. É ainda eficaz contra as manchas de envelhecimento. Passe duas vezes por dia o gel de aloé vera sobre as manchas da idade.

Combate a acne. Ajuda a remover as células mortas, abrindo os poros da pele e eliminando a oleosidade. As cicatrizes deixadas pela acne ver-se-ão diminuídas e eliminadas, quando aplicado a longo prazo.

Cicatrizante.  Acelera a cicatrização da pele em caso de queimaduras e acne. No caso de queimaduras, irritações, picaduras de insectos, comichão e outras lesões menores, é suficiente cortar uma folha de aloé e passar o gel sobre a zona afetada, o gel ajuda a atenuar e proporciona a sensação de frescor, dando alivio imediato ao mesmo tempo que cicatriza.

Queimaduras solares: alivia a dor e a vermelhidão provocada pelo sol. O seu forte poder de hidratação faz com que a pele se regenere mais rápido

Veja aqui alguns remédios caseiros com Aloe Vera para o cuidado da pele.

No entanto, é importante saber que esta planta não deve ser usada por grávidas e durante o período de amamentação.

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Benefícios do Aloé vera”

  1. david sumbo diz:

    preciso receber sempre informacoes sobre a beleza corpo com receitas caseiras

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server