Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo.

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros.

A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada.

Moringa – um potencial suplemento dietético

A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. Todas contém propriedades medicinais.

Benefícios nutricionais da Moringa Oleifera

As folhas são extremamente ricos em proteínas, em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro. Para se ter uma ideia melhor, comparando as suas propriedades nutritivas com as de outros alimentos:

  • A mesma quantidade de proteínas que o ovo e o dobro que o leite
  • 4 vezes mais cálcio que o leite,
  • 3 vezes mais potássio que a banana,
  • 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,
  • 7 vezes mais vitamina C que a laranja.

Propriedades medicinais da Moringa oleifera

Os benefícios desta árvore vão muito mais além do seu mero uso como alimento, como mais a frente veremos. Apresenta também uma grande quantidade de propriedades curativas:

  • Baixa os níveis de glicose
  • Reduz o colesterol
  • Reduz a pressão arterial elevada
  • Melhora as articulações devido ao seu efeito anti-inflamatório
  • Combate a asma
  • Combate a anemia pelo seu alto teor em ferro
  • Fortalece o sistema imunológico, o que faz aumentar as defesas naturais do corpo
  • Fortalece os músculos e ossos
  • Melhora certas funções mentais, como memória e capacidade de aprendizagem
  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Protege o fígado e os rins
  • Proporciona energia
  • Embeleza e regenera a pele

Como consumir a moringa?

Todas as partes da planta são comestíveis: as vagens verdes, as folhas, as flores, as sementes (pretas, arredondadas) e as raízes são muito nutritivos e podem ser utilizados para o consumo devido ao seu elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais. Nos países de origem a Moringa Oleifera é consumida como uma verdura qualquer. Além das suas propriedades benéficas, tem também um sabor agradável.

Todas as partes da planta

As diversas partes da planta podem ser consumidas: as folhas verdes podem ser usadas em saladas ou cozidas de várias maneiras para preparar sopas, têm um sabor levemente picante, entre o agrião e o rabanete. As vagens verdes são consumidos cozidas e tem um sabor muito parecido ao feijão verde; as vagens são cozidas em água com um pouco de sal, e depois de abertas retira-se as sementes e come-se, o sabor é parecido ao grão de bico, podendo também ser consumidas torradas; as raízes tem a forma de uma cenoura pequena e o sabor é picante; as flores também são comestíveis e utilizados em saladas.

Das sementes é obtido um tipo de óleo de muito boa qualidade, que não se torna rançoso, ao contrário dos outros, e é rico em ómega 6, 3 e 9, como o azeite. Este óleo é muito apreciado pela industria cosmética que o incorpora em muitos produtos de beleza. A partir das folhas secas é obtido um pó que pode ser usado diariamente na cozinha quando adicionado a pães, bolos, purés… para obter um maior valor nutricional. O pó de Moringa também é muito útil no cuidado dos animais de estimação ou para as pessoas que sofrem de deficiências vitamínicas e minerais.

A raiz e a casca da Moringa concentram muito mais nutrientes do que em outras partes da planta. Os nativos usam-na como um medicamento para prolemas do coração e circulação. No Senegal e na Índia, as raízes são trituradas e misturadas com sal.  A papa resultante é utilizada para o tratamento do reumatismo e dor nas articulações devido ao efeito anti-inflamatório. Além de ser um bom tónico para os nervos, as raízes e a casca estimulam o apetite e digestão. O sumo obtido das raízes pode ser útil para a dor de garganta.

No mercado, existem cápsulas que contêm o pó das folhas, o extrato, que é feito a partir da casca e raízes e mel feito da flores e pó.

Um pouco de história

Os antigos escritores sânscritos reconheciam-na como uma planta medicinal. Antigos escritos hindus que datam do ano 150 AC, fazem referencias à planta Moringa e seus usos. Os primeiros romanos, gregos e egípcios apreciavam a Moringa pelas suas propriedades terapêuticas e também usavam-na para proteger a pele, fazer perfume e para purificar a água para beber. A própria Bíblia, no livro do Êxodo 15:22-27 faz uma referência a esta planta como purificadora da água do Mar Vermelho.

Quer seja como alimento ou remédio caseiro a Moringa vem sendo utilizada há milhares de anos de geração em geração. A Moringa é certamente uma das mais recentes descobertas da ciência moderna.

You can leave a response, or trackback from your own site.

88 Responses to “Moringa, uma planta com imensos benefícios”

  1. Inocencio diz:

    Gostaria de receber em meu e-mail

  2. marcos diz:

    Gostaria de receber em meu e-mail,estes texto e também as fotos da árvore,raíz folhas,flores e os frutos;pois se minha memória não falhas acho que já à vi.MUI OBRIGADO!

  3. manoel inacio diz:

    muito boa, temos que aproveitar os seus benefícios.

  4. Deizilene diz:

    gostaria de comprar moringa em pó.Mas não acho.

  5. Lucia diz:

    Essa planta pode ter seu beneficio, mas q/ a origem dela não é bem da Bíblia, sendo q/ Deus mandou colocar a arvore na agua de Mara sendo q/ ela era marga, não podiam beber, com a arvore na agua ela se tornou doce, assim podendo bebe-la, mas no relato Bíblico não revela o nome da planta, então não se da p/ dizer q/ ela Bíblica, mas se teve estudo e foi confirmada seus beneficios, muito bom p/ nós…

    • Daiana diz:

      A biblia ja foi diversas vezes traduzida.
      Originalmente levava o nome da Acacia (a moringa oleifera), mas com todas as traducoes feitas, um ser vivente e nao muito esperto retirou o nome da planta e citou-o apenas como arbusto. E assim o nome da Acacia Branca (a moringa oleifera) ficou escondido por todos estes anos.

  6. Ngoy Kibeks diz:

    Artigo bastante sugestivo e oportuno. Muito obrigado pelo trabalho.

  7. shantilal ranchodas diz:

    Gostaria de receber em meu email este texto sobre Moringa

  8. antonio gomes diz:

    gostaria de saber se no brasil exite produçao em escala industrial, ou como poderiamos combater a desnutriçao principalmente no nordeste brasileiro!!!???????

  9. Milena Lourenço diz:

    Gostaria de receber este texto no meu E-mail se faz favor…

  10. Milena Lourenço diz:

    Muito boa descoberta…

  11. vasco diz:

    Gostaria de receber no meu mail as curas com a muriga

  12. Junior Mbebe diz:

    Conteudo interessante. Gostei e gostaria de receber textos sobre A Materia

  13. edilson diz:

    gostaria de saber como encontar esse cha de moringa

  14. lucileda caribé viana diz:

    gostaria de compra a muringa em pó por favor mande mi contatos.

  15. jose tanner diz:

    gostaria de mis informações

  16. edugongonio diz:

    Gostaria de receber a foto completa desta arvore ou planta

  17. Beno Leonaldo Araujo de Freitas diz:

    Eu tenho uma planta que me falaram que é a planta moringa, gostaria de receber uma foto da planta para ver se a o que eu tenho é a mesa moringa.

    • dora diz:

      Basta fazer uma pergunta no Google “O que é Moringa” ou “what is Moringa?” e logo se ve as imagens de planta com folhas , flores e vagens

  18. Zacarias Martins diz:

    agradeceria que me enviasem explicação mais detalhada,as variadissimas formas de como explorar ao maximo os seus benefiocios. é uma grade descoberta

  19. eliseu resende diz:

    bom dia estou feliz com esta descoberta que de certamaneira ira beneficiar milhares de pessoas com varios problemas de saude mais o qui me leva a comentar e a cerca da preparaçao do mesmo medicamento principalmente as cascas gostaria qui me explicasem

  20. dalva felix diz:

    gostaria muito de receber pelo meu mail tudo sobre essa planta, pois é uma reportagem muito interessante. obrigada.

  21. elisabete lima lopes neto diz:

    agradecia que me enviasse para meu email como utilizar pó de moringa e quais os beneficios alcançá-los.obrigada;

  22. Antonio Carlos diz:

    Bom dia gostei muito,,,,

  23. flora sebas diz:

    planta muito boa

  24. Robeto Mahesse diz:

    Bastante educativo,eu tenho tomado o suco de raiz de moringa. E muito saudavel.

  25. Osvaldo diz:

    Excelente artigo

  26. justino diz:

    Boa tarde, este artigo é muito útil. Na minha terra há essa planta mas agora q eu percebi Obrigado. Gostaria de receber essa artigo em meu email.

  27. Ana Lúcia R. de Abreu diz:

    Quero receber em meu e-mail informações a respeito da planta moringa,
    se é boa para emagrecer.

  28. abdias bispo de oliveira diz:

    meu passarinho estava quase morrendo dei alguma gotas de moringa foliífera e ele se recuperou

  29. Isidro Manuel diz:

    Gostaria que me informassem onde adquirir?
    visto que e uma planta com muitos benefícios.

  30. Jussara Maria de Oliveira Rosa diz:

    Gostaria de receber pelo meu E-mail gravura das folhas, sementes e da àrvore da Moringa

  31. André Zinza diz:

    Com muita satisfaçao tenho visto a explicaçao da moringa e agradeço muito pelos irmaos que teem se dedicado pelas publicaçoes de varios sites para o bem das populaçoes e que Deus lhes dê uma longa vida.

  32. jose joao daniel sitole diz:

    gostei da descoberta, gostaria de receber essas informacoes da moringa no meu email.

  33. MOACIR ROZENO DE LIMA diz:

    Quero receber in formações sobre a planta e como obter ou seja como comprar o produto obrigado

  34. vinicius diz:

    queria receber , fotos e tudo sobre os benefícios Da MORINGA !!!!

  35. Inaldo Macedo de Oliveira diz:

    Eu tenho uma arvore da Moringa em casa! Meu cunhado conseguiu uma semente com um Pastor amigo, que relata ter sido curado do Diabetes. Eu estava com a minha tacha do Diabetes, quando descobri que o tinha, estava em 598,fui para o hospital tendo inicio de convulsões. Logo em seguida comecei a tomar chá das folhas. Hoje a minha tacha está em torno de 100 no máximo 120, quando tomo vinho (seco), e como minhas comidas Nordestinas.
    Realmente, o chá é maravilhoso.

  36. Ana Maria da Fonseca diz:

    Tem Como comprar a semente Para plantar.?

  37. José Dias Sungwahanga diz:

    Gostaria de saber a doce diaria

  38. KUNZIKA JOÃO CLAUDIO JULIÃO diz:

    EU CONHEÇO E JÁ VI ESTA PLANTA. FAZ MARAVILHAS. LIMPA O CORPO NO APARELHO DIGESTIVO. COMER CINCO SEMENTES DE MORINGA DE MANHÃ, CINCO A TARDE E CINO A NOITE DURANTE UM MÊS. AS FOLHAS SECAS, UMA COLHER DE SOPA DE FOLHAS SECAS DE MORINGA EM QUALQUER COMIDA OU CHÁ PARA DAR FORÇA AO CORPO.

  39. paulo osmar pereira monteiro diz:

    Parabéns pela matéria , gostaria de saber como encontro sementes ou a planta , Muito obrigado.

  40. Armando salvador moyane diz:

    Gostaria de receber o texto em meu email e as foto.

  41. Fausto diz:

    Gostei muito a informação desta planta só peço a explicação de como preparar sementes.

  42. orlana diz:

    um post muito rico quero saber como se usa a semente e a folha eu tenho e não sei como usar

  43. vogado diz:

    como é extraído o oleo das sementes?

  44. vanice Maria dos Santos diz:

    Excelente matéria, por favor quero muito receber email falando mais sobre a Moringa, obrigado

  45. Avelino Alberto diz:

    É muito importante conhecer as plantas medicinais, sobretudo a Dedé moringa e as suas indicações das doenças que a planta pode curar.

  46. Fernando Lucas diz:

    Caros Srs,

    sou Angolano gostaria saber como se toma a moringa e se faz
    bem as cambrias nocturnas nas pernas

  47. Avelino António Alberto diz:

    Por favor desejo receber o e-mail que diz a respeito das plantas medicinais.

  48. Ferreira Enes diz:

    Gostaria de saber como preparar as folhas de moringa para o tratamento da diabete. Agradeço enviar-me a resposta pelo meu e-mail.

  49. dora diz:

    se quiser saber mais sobre essa planta é só ir a Google e fazer esta pergunta “O que é moringa” ou “What is Moringa?”Hade ver os benefícios da planta e tambem as imagens da planta, folhas, vagens e flores

  50. Rachid Ernesto Chicuava diz:

    Muito obrigado ,pela informacao! Gostaria de conhecer as suas contra- indicaçoes

  51. Rachid Ernesto Chicuava diz:

    Gostaria de conhecer a sua dosagem!

  52. luiz gonzaga caldereiro diz:

    Gostaria de mais informações sobre o chá de moringa..como fazer o chá….quantidade do chá…..e quantidade. De agua… Muito obrigado

  53. Elisabeth Rachel Darós Bonaparte diz:

    olá!..
    Tenho um pé de moringa oleifera em casa enorme a anos! E faço uso das folhas na minha alimentação. Frescas ou em pó.Inclusive, já forneci para a Pastoral(para a multimistura).
    Quem quiser, posso mandar sementes p voces cultivarem. Caso não tenham espaço,pode ser plantada em canteiros(como couve)ou em um vaso maior…

    • João Batista diz:

      Olá Elisabeth, gostaria de obter sementes fecundas desta planta, que segundo os depoimentos parece realmente muito importante. Não sei de onde voce fala, mas moro em Belo Horizonte, teria me enviar, por favor?
      Grato.

  54. Elisabeth Rachel Darós Bonaparte diz:

    olá!..
    Tenho um pé de moringa oleifera em casa enorme a anos! E faço uso das folhas na minha alimentação. Frescas ou em pó.Inclusive, já forneci para a Pastoral(para a multimistura).
    Quem quiser, posso mandar sementes p voces cultivarem. Caso não tenham espaço,pode ser plantada em canteiros(como couve)ou em um vaso maior…

    • marilia diz:

      Como posso entrar em contato com VC?Gostaria receber sementes da arvore moringa oleifera

    • Olá Elizabeth gostaria tbm de receber sementes da moringa se vc puder me envir estou fora do pais mais filha tbm quer ela planta pra nos se vc puder nos da favor entre encontato comigo aq pelo email desde ja obrigada..

    • CARLOS EDUARDO GOMES diz:

      Estou querendo plantar alguns pés de moringa.
      Faço um trabalho volutário com o objetivo de ajudar pessoas que acreditam na força da natureza em curar.
      Pois a moringa é uma planta que cura, alimenta e o seu custo é zero.
      Caso tenha interesce em me mandar algumas sementes ficarei muito agradecido.

  55. maria aparecida oliveira diz:

    gostaria de ter uma muda eu mesmo uma semente

  56. lusimar diz:

    Elisabeth
    gostaria de receber uma semente moringa oleifera. obrigada

  57. Osair Pereira diz:

    Gostaria de poder receber mais informações a respeito dessa planta medicinal de origem asiática.Att

  58. Osair Pereira diz:

    gostaria de sementes ou mudas tbem

  59. Simon Juvêncio José Augusto diz:

    não me deram o nome científico da folha da moringa

  60. Olá gostaria de saber mais sobre moringa onde encontró pra comprar nos estados unidos vc poderia me responder por email..desde ja agradeço

  61. Gilda diz:

    Olá, gostaria de receber as matérias via email. Grata.

  62. rosetolledo diz:

    achei interesante a materia e gostaria de receber mais materia atraves do meu emaill

  63. rosetolledo diz:

    parabens pela materia.

  64. Fernando diz:

    Gostaria de saber sobre as raízes da Moringa, se elas crescem muito a ponto de rachar o cimento da casa. Obrigado.

  65. Eliete Macedo diz:

    Gostaria de saber se a moringa,tem algum benefício para cura o melasmo!

  66. carla diz:

    Como poderei comprar a moringa em planta? Sou de lisboa

  67. Hilongua diz:

    Eu tenho uma alvore de Moringa em minha casa.

  68. Fabricia diz:

    Olá! Gostaria de saber qual é o consumo ideal da moringa para a cura de doenças, tempo de tratamento, contra-indicações, etc.

  69. Iraci Vasconcelos diz:

    Comprei as sementes no mercado livre no ano de 2016, também vendem as mudas. Plantei algumas sementes e dei de presente o restante das dez. Minha arvore ja esta quase no ponto de começar a colher as folhas. Esta linda, ainda não deu flores. Não consegui muda em lugar algum por onde andei no RJ. No youtube tem videos mostrando a arvore e materia jornalistica.

  70. luizy diz:

    tenho uns pés sempre como as folhas ,só e tirar do pé e comer .muito bom eu comprovo .

  71. ana rita diz:

    Gostaria de receber instruções como usa a planta moringa como chà e outras maneiras.

  72. maria delfina alberti diz:

    Gostaria de plantar na minha chácara onde consigo muda ou semente?Agradecida

  73. José Adão Mulonde diz:

    Milagrosa? Sem dúvidas!! Conheci,comecei a comer e hoje muitos sintomas vão desaparecendo do meu corpo.É um santo remédio!

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server