Aliviar a sinusite com remédios caseiros

Muito se fala da sinusite e muitos são são as pessoas que sofrem deste mal, seja no inverno por causa das constipações ou na primavera devido às alergias. Mas afinal o que é a sinusite? E será que existem remédios caseiros para aliviar os sintomas? Damos-lhe as respostas a estas perguntas e algumas sugestões de como passar pelas crises de sinusite de forma mais ligeira.

Sinusite: o que é?

A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios peri nasais – os seios que se encontram à volta do nariz – que provoca dor e incómodo. Estes seios são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula o muco que, em condições normais, deve ser claro e fluido e que escorre normalmente para as fossas nasais sem criar quaisquer problemas. No entanto, em algumas pessoas, o muco fica acumulado, provocando uma inflamação – a pessoa sofre de sinusite. A inflamação deste tipo é mais frequente quando a pessoa se constipa ou quando sofre de alergias, uma vez que a produção de muco é maior e o sistema imunitário está mais debilitado.

Quais os sintomas da sinusite?

Os sintomas mais frequentes são a obstrução nasal ou o chamado “pingo no nariz”, derivados da própria natureza da inflamação. Frequentemente estes sintomas são acompanhados de fortes dor de cabeça, espirros ou febre.

Remédios caseiros para aliviar a sinusite

Inalação de vapor de camomila: preparar uma infusão de camomila e inalar os vapores é um excelente remédio caseiro. Junte seis colheres de chá de flores de camomila a 1L de água a fervida, espere que arrefeça um pouco, e inale o vapor da infusão. Respire o mais profundamente possível durante pelo menos 10 minutos. Em alturas de sintomas muito fortes, repita o processo duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Lavagem nasal com solução salina: embora este não seja um remédio propriamente caseiro, pois exige uma solução salina própria para sinusite (adquirida na farmácia) não deixa de ser um tratamento simples e natural. Introduza a solução numa das narinas e deixe o líquido sair pela outra, enquanto prende a respiração. Esta técnica pode durar algum tempo até ser dominada na perfeição, devendo cada pessoa, encontrar a posição que mais lhe convém para levar a cabo o processo. Este remédio não tem quaisquer contraindicações e é eficaz a eliminar a secreção do nariz e dos seios peri nasais.

Ingestão de líquidos quentes: além da inalação do vapor do chá de camomila, beber chá quente também ajuda a aliviar a congestão nasal, pois além de ajudar a desobstruir temporariamente as cavidades nasais, o chá contem teofilina, que relaxa os músculos das vias respiratórias. Aposte, por exemplo, no chá de gengibre que proporciona um alívio temporário. Além do chá, beba muita água, mas nunca muito fria e caldos. A ingestão de líquidos ajuda a manter o muco mais líquido e facilita a descida para as fossas nasais, desinflamando os seios peri nasais.

Tomar mel: um estudo canadiense demonstrou que o mel ajuda a combater as bactérias que se podem acumular no muco e originar infeção, é particularmente útil numa sinusite crônica.

Chá para descongestionar o nariz: 60 g de anis, 40 g de tomilho, 30 g de sementes de funcho e 20 g de folhas de sálvia. Deite uma colher de chá desta mistura numa chávena e despeje por cima água quente. Deixe repousar por 10 minutos, coar e beber até dois copos por dia.

Massagem para aliviar a congestão nasal: Misture 5 gotas de óleo de amêndoas com uma gota de óleo essencial de camomila e faça uma massagem com a ponta dos dedos, em pequenos círculos na testa, nas têmporas e à volta dos olhos (cuidado para não entrar nos olhos)

Outras medidas que ajudam a aliviar este problema

Usar humidificadores: use-os em casa, especialmente no inverno, para evitar a secura das fossas nasais causada pelo sistema de aquecimento que torna o ar muito seco. Também pode colocar uma tigela com água sobre o aquecedor.

Comer betacaroteno: os vegetais de cor laranja (cenoura, abóbora, batata-doce, laranja, meloa, nectarina, papaia, pêssego, alperce) fornecem betacaroteno, substância chave para o cuidado das mucosas nasais.

Alimentos picantes: os alimentos que ardem ao comer como, rabanetes, cebola, alho, pimenta… são antimicrobianos e ajudam a descongestionar o nariz. Também pode começar a comê-los para prevenir a sinusite.

 

 

 

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Aliviar a sinusite com remédios caseiros”

  1. waldeci diz:

    Estes umidificadores é com água quente, pois tenho que só funciona a frio?

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server