Xarope de rabanete para a tosse

Por vezes a tosse é persistente e pode durar alguns dias, tornando-se em algo bastante incomodativo. Se acabou o xarope que tinha da farmácia, pode, no seu lugar, fazer um xarope caseiro para aliviar este problema de forma natural. O xarope de rabanete preto é especialmente indicado para curar a tosse seca e a tosse convulsa. Pode, se preferir, fazer também o remédio de cebola para a tosse.

O que vai precisar:

  • Um rabanete preto
  • Açúcar branco ou açúcar mascavado ou mel
  • Um copo
  • Um frasco de vidro (cerca de 100 ml)

O rabanete -preto, é um rabanete próprio dos meses de inverno, com forma redonda, mas a casca é preta e a polpa branca, que pode comprar no mercado ou lojas de alimentos saudáveis. O rabanete deve ser gordo e firme e não muito pequeno.

Como fazer o xarope de rabanete para a tosse

Primeiro corte na parte superior do rabanete uma fatia de um centímetro de espessura, que vai servir de tampa. Em seguida, escave no meio do rabanete retirando a polpa, um buraco que abranja cerca de 2/3 do rabanete.

Depois com uma agulha grossa de tricô ou outra objeto semelhante faça um furo, pressionando várias vezes, até sair na parte de baixo do rabanete. Se a agulha é fina, tem de movimentar repetidamente a agulha para cá e para lá para que o buraco se alargue o suficiente para permitir que o xarope, mais tarde, escorra através desta abertura.

Cote a polpa que retirou em pedaços o mais pequenos possíveis. Misture depois os pedacinhos de rabanete com, aproximadamente, a mesma quantidade de açúcar. Encha a abertura grande que escavou do rabanete com esta mistura de açúcar e polpa. Como não vai caber tudo, o resto pode deixar numa tigela tapado.

Coloque o rabanete com a parte inferior para baixo (a parte que perfurou com a agulha de tricô) sobre um copo ou frasco de vidro. Tape com a fatia cortada do rabanete. Deixe repousar desta maneira durante algumas horas. Ao longo deste tempo o açúcar vai-se dissolvendo com o sumo do rabanete muito rapidamente, e, depois de algumas horas começará a escorrer gota a gota no copo o xarope de rabanete para a tosse, isto no caso de ter perfurado bem com a agulha de tricô. Se não escorrer, retire com uma colher para um frasco limpo.

Depois de ter escorrido todo o xarope volte a repetir a operação. Adicione o resto da mistura de rabanete e açúcar que tinha guardado, deixando atuar durante a noite. No dia seguinte recolha o xarope que se formou e guarde-o num frasco limpo com tampa e coloque no frigorifico. Mantem-se no frigorifico durante alguns dias, mas é conveniente consumir o mais breve possível. Com um rabanete preto, pode fazer cerca de 100 ml de xarope.

Outra maneira de fazer o xarope de rabanete

Outra maneira, é simplesmente ralar todo o rabanete depois de descascado, e de seguida misturar com o açúcar numa tigela pequena. Neste caso, se quiser pode usar mel, em vez de açúcar. Passado algumas horas, quando se forme o xarope, coe e está pronto para tomar. Conserve e guarde como descrito acima.

Porque se forma um remédio caseiro do rabanete preto para aliviar a tosse?

Toda a ciência deste xarope deve-se ao facto de que o açúcar retira a humidade do rabanete e, ao mesmo tempo, os seus ingredientes ativos. Sendo assim, o açúcar fica líquido e vai conter as substâncias curativas do rabanete.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: SharePoint Site | Thanks to Virtual Server, Email Hosting and Rent Server