Como para clarear as axilas

Um problema de beleza muito desagradável é ter as axilas escuras devido ao aparecimento de manchas. É por vezes motivo de preocupação e até vergonha, porque impede vestir roupa sem mangas ou levantar os braços em publico. Mas nem tudo está perdido, uma forma de clarear as axilas escuras é a utilização de soluções caseiras que poderiam resolver, ou pelo menos minimizar este problema.

Quais são as causas das axilas escuras?

As axilas escuras podem surgir por várias razões: acumulação de células mortas, suor, o roçar da roupa na pele, roupas muito apertadas, a depilação com lâmina, os desodorizantes com álcool, a exposição excessiva ao sol sem proteção, problemas hormonais, alergias, irritação, pele muito seca. Aqui ficam algumas soluções caseiras para clarear as axilas escuras que poderão ajudar:

Limão e bicarbonato de sódio para clarear as axilas 

Fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com sumo de limão e aplicar nas axilas todos os dias durante uma semana. Passado uma semana, aplicar somente a cada 3 ou 4 dias. Esta pasta não só remove as manchas, mas também faz reduzir a transpiração e o odor. Não deve ser utilizada após a depilação, porque poderia provocar ardor na pele. Se notar que causa irritação na pele, reduza a frequência do tratamento ou evite-o.

Outra opção é simplesmente misturar um pouco de água com o bicarbonato de sódio e formar uma pasta espessa. Aplicar nas axilas e deixar durante 15 minutos, retirar com água.

Limão, pepino e curcuma para axilas escuras

A curcuma, o limão e o pepino, formam um trio de ingredientes muito eficazes para clarear a pele. Fazer uma pasta com uma colher de chá de sumo de limão, uma colher de chá de sumo de pepino e uma pitada de curcuma (açafrão-da-india em pó). Aplicar esta pasta nas as axilas e lavar após 20 minutos.

Pasta de sândalo para as manchas das axilas

Misturar um pouco de pó de sândalo com água de rosas até formar uma pasta espessa. Aplicar nas axilas com pequenos movimentos circulares durante 2 minutos, deixar atuar e lavar com água fria, repetir diariamente, em poucos dias nota-se a diferença.

Outras soluções caseiras para clarear as axilas

Iogurte: O iogurte é um remédio natural para remover as manchas nas axilas. Antes de tomar banho, aplique uma colher de sopa de iogurte natural em cada uma das axilas e deixe ficar por 20 minutos. Em seguida, enxague com água morna. Repetir este tratamento todos os dias, pelo menos durante uma semana.

Água oxigenada: molhar um pouco de algodão em água oxigenada e aplicar diretamente nas axilas, deixar que o líquido seja absorvido e depois lavar-se como de costume.

Pepino: o pepino, tal como a batata tem propriedades naturais que branqueiam a pele. Aplicar um pouco de sumo de pepino nas axilas. Outra opção é cortar rodelas de pepino e colocá-las na zona.

Limão: o limão é um remédio caseiro muito usado para clarear todo o tipo de manchas, de forma natural. Passar a metade de um limão em cada axila todos os dias até notar que, com o decorrer do tempo, vão ficando mais claras. Fazer pequenos movimentos circulares, e deixar atuar por 15 minutos.

Óleo de coco: esta gordura pode ajudar a clarear a zona das axilas, devido à sua riqueza em vitamina E. Antes do banho, fazer uma massagem nas axilas com óleo de coco, deixar o produto atuar cerca de 20 minutos e retirar com água morna.

Esfoliar: tudo o que utiliza no seu rosto, serve também para as axilas. A esfoliação ajuda a remover as células mortas, tornando a pele mais luminosa. Faça uma esfoliação com estes ingredientes: açúcar e mel ou óleo e sal grosso. Simplesmente misture cada uma das opções e faça um peeling nas axilas, em seguida enxague com água.

Pedra-pomes: o duche é o momento ideal para dedicar alguns minutos a mimar o seu corpo. Aproveite o momento para passar suavemente nas axilas a pedra-pomes durante dois minutos uma vez por semana. Este simples gesto de beleza irá ajudar a retirar as células mortas e a devolver-lhes novamente o brilho.

É importante saber que estes remédios caseiros para clarear as axilas não trazem logo resultados imediatos, o segredo está na persistência. Clarear a pele de forma natural é um processo que pode levar muito tempo, mas normalmente os resultados começam a aparecer ao fim de umas quatro semanas.

Dicas para evitar as manchas nas axilas:

  • Não depilar as axilas com lâmina.
  • Evitar o excesso de desodorizante ou /anti-transpirante, já que estes produtos o que realmente fazem, é  “mascarar” a transpiração e o odor, impedindo que a pele respire, ao mesmo tempo que entopem os poros, o que pode causar manchas escuras. Por isso é melhor lavar com água e um produto adequado.
  • Lavar as axilas a diário e várias vezes especialmente quando faz calor ou depois de uma atividade física.
  • Usar roupas de algodão: especialmente no verão para evitar a transpiração excessiva e prevenir o aparecimento de manchas escuras nas axilas.
  • Evitar cremes depilatórios, já que o seu uso regular pode escurecer as axilas.
  • A depilação a cera é preferível à lâmina, já que esta corta os pelos pela superfície, deixando-se ver uma zona escura devido às pontas dos cabelos, o que potencia ainda mais o efeito escuro da área das axilas. Pelo contrário a depilação a cera, arranca o pelo pela raiz, apresentando uma zona mais branca.
  • Em alguns casos, as manchas nas axilas podem ser causadas por certos medicamentos. Neste caso, consultar com o médico para ver se há outras opções.
  • Em certos casos, as manchas escuras podem dever-se a uma reação da pele a qualquer ingrediente contido no desodorizante, nesse caso convém mudar de produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *